segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

24 dezembro
É NATAL!!!
Acordamos (eu e Gina) com a Margarida a gritar “Já é tarde meninas!!!”. Eram apenas 9h mas com tudo o que havia para fazer já era tarde sim! Antes de ir para a cidade fui à tão esperada entrevista no Omali que me deixou imensamente confusa! Substituir o assistente de direcção do resort bom bom na ilha do Principe. Bem a minha cabeça ficou a mil. Ficámos de ter outra reunião para acertar tudo. Ah e é para partir antes da passagem de ano! Passei o resto do dia à toa. Entretanto fui para a cidade à espera delas no passante enquanto comia qualquer coisa! Estive na conversa com a minha mãe preta, o Silvio e o filho dele, o Junior. Bem o filho dele é bem bonito mas é mauzinho! Primeiro disse que eu era feia, depois que não queria namorar comigo e ainda disse que eu era chata. É tão bom receber tantos elogios logo de manhã vindo de uma criança! Quando elas chegaram, fomos a pé até à praça, comprámos bula…não deu para resistir! Passamos na loja das sapatilhas para a Gina escolher o presente dela, no intermar para comprar uma garrafinha de vinho do porto, na loja dos 21 para comprarmos papel de embrulho e casa! Estava um calor insuportável, estavam mais de 30 graus, o dia mais quente que apanhamos em São Tomé! Estranho dabuso, para quem passa o Natal no frio! Assim que chegamos a casa deitamo-nos um cadinho para recuperar energias para prepararmos as sobremesas de Natal. Quando recuperamos, embrulhámos as prendinhas e até colocamos etiquetas. Depois fomos tratar dos doces, fizemos aletria e rabanadas! Mas realmente cozinhar aqui é tão chato. Não tínhamos água, nas lojas perto de casa não haviam ovos e ainda nos venderam 2 que estavam estragados. Um cheiro insupotável! Entretanto veio o senhor com a água, que felicidade para quem não tomava banho há um dia e tal! Uma aventura! Eles aqui só cobram pela deslocação e não propriamente pela quantidade de água. E trazem sempre o tanque cheio de água que nunca chega a esvaziar, então desta vez decidimos encher todos os recipientes que tínhamos lá em casa, desde tambores, baldes e até garrafões de 5 litros. Quisemos também encher o tanque mas como a mangueira não chegava lá, fui enchendo os baldes e a Margarida levava para o tanque. Parecia mesmo aqueles jogos do jogos sem fronteiras! Um desafio sem fim! A miúda até corria! Acabadas as sobremesas, o abastecimento de água fomos tomar uma banhoca e bora para o Bairro do hospital! Íamos bem carregadas! Entre prendas, doces, vinho do porto! Quando lá chegamos a comida estava longe de estar pronta e a Maggie ainda tinha de ir trabalhar! Uma treta! Lá comeu um cadinho de feijão com arroz preparado pela Gina, estava bem bom. E depois lá foi. Fiquei “sozinha”, bem triste por ela não jantar connosco. Fui tirando umas fotos a malta, ajudei a colocar a mesa e depois toca a atacar a comidinha. Havia salada de grão, peixe grelhado, banana cozinha, arroz com feijão, carne de porco grelhada, estufado de frango. Como podem ver nada do que é costume comer no nosso país. O jantar correu bem, a sobi-só já estava a bater tanto que ainda lá fui dançar uma musiquinha com a Gina. Mas de um momento para o outro, ela desapareceu e deixou-me sozinha sentada no quintal da Faty! Fiquei bem nostálgica! Entretanto apareceu o meu motoqueiro preferido, o Fábio, tem uma cara bem fofinhaaaa! Eh eh…e depois a Maggie, a minha alegria, bem que faltava a presença dela lá! Juntámos a família toda e amigos mais próximos e brindámos com o fabuloso vinho do porto! À meia noite abrimos as prendas, e depois atacamos a disco! Novidade! Mas estava mesmo a bombar, bué de pessoal. Aqui não há o costume de se juntar a família…também nem toda a gente tem família! O nosso querido Clemente apareceu…dançámos até às 2h e tal…depois fomos os três de mota para casa! Giro giro foi quando cheguei ao meu quarto e vejo uma cena linda que a Maggie fez para mim! Fez um cartaz com algumas fotos nossas, ficou lindíssimo! Obrigada minha fofinhaaaa! Deviam ser 3h quando finalmente adormecemos!

Sem comentários:

Enviar um comentário