quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

18/1/11
Hoje dormi de abuso, soube bem pois estava com uma preguiça de sair da cama.. Tomei o meu pequeno-almoço bem tarde e depois fui para a cidade. Fui para o Café Companhia para variar um bocadinho o cenário. Queria apenas fazer 1 transferência, responder a uns emails, mas depois surgiram alguns assuntos para tratar e fui ficando. Estive a navegar até as 17h. Aproveitei para rever algumas pessoas que não via há algumas semanas. A Cleusa voltou ao trabalho (esta é para a Alex), ela está boa e manda-te beijinhos! Eu ainda não tinha almoçado, estava com um buracão no estômago. Aqueci o meu guisado de grão e arroz. Como seria de esperar, comi de abuso…
Mais tarde fui ter com a senhora da Petisqueira aqui ao lado que faz 1 delicioso concon com fruta-pao. Chama.se Claudina, é mt querida. Ela é td despachada! Tem 3 filhos! Vai-me emprestar um traje africano que tem bem bonito (qd está com ele parece 1sereia) para a costureira fazer igual para mim. Estive a conversar com ela pois quero ajuda-la a pôr o estabelecimento mais atractivo, levei uma toalha de mesa que tenho em tecido africano com guardanapos a condizer… e estivemos a escolher 1 nome para mandar fazer uma placa para colocar à vista de todos! Ela diz que esta com planos para obras, pintar e por um telhado de zinco. O aspecto não está o melhor. Na cidade ela é muito conhecida pelo concon que é 1 peixe bem marinado em malagueta e outras coisas que depois é grelhado e tem 1aspecto esquisito, uma cara esquisita e tipo com 2 asas. Aqui em São Tomé há peixes voadores que na literatura santomense são muito evocados…
A minha irmã ligou-me a dizer que estava a dar uma reportagem sobre São Tomé na tv portuguesa – entrevistas a mulheres a falar sobre os métodos contraceptivos e a infidelidade! Essa é coisa séria por estes lados… Enquanto ela falava eu via outra reportagem na rtp África sobre São Tomé, mais sobre antigamente, as Roças, as datas históricas da ilha, algumas lendas e heróis. Gostei bastante. Falou uma professora da Universidade de Lisboa, Inocência Mata, santomense, referindo-se ao dialecto do Príncipe (o lunguié) que, hoje em dia, é apenas falado pelos mais velhos e nas canções folclóricas da ilha. Falou muito bem, de como é importante preservar os dialectos, pois fazem parte da cultura e tradições.
Hoje enviei uma carta para o meu tio-avô dando notícias e enviando fotocópias de vários artigos interessantes no tema do artigo escrito por ele sobre Ana de Chaves, senhora que, segundo as suas investigações, seria irmã da Misericórdia de Vila do Conde, que dá o nome à famosa Baía de São Tomé, a 1 pico e a 1 ribeira. Acho que arranjei algumas informações pertinentes!
Antes de dormir ainda tive direito a um telefonema que me aqueceu durante o sono ~

1 comentário:

  1. opa andas a ajudar a Claudina? grande novidade miudaaaa...tenho saudades do concon...aqui parece que há bué e a comida é bem barata..vou tentar ir a cidade ver issoooooooo...

    saudades dabusoooo

    ResponderEliminar