quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Receita de calulu da Jessica

26/10/10
Andámos o dia todo a ver casas, é bastante cansativo… O mais engraçado é que somos abordadas de todos os lados, basta estarmos paradas em frente a uma casa com uma placa a dizer “Arrenda-se” que as pessoas vêm-nos chamar a dizer que conhecem mais umas casas e que nos levam lá para nos mostrar…Pelo menos isso é fantástico…. Muitas casas vazias, boas casas, mas vazias… Enfim, vamos continuando a procurar… Precisámos de um pouco mais de privacidade e de algumas coisas para estarmos a 100%...
Hoje, em seguimento do que tinha dito no meu último post, deixo-vos a receita do Calulu da Jessica. Aqui vai:

Preparo:
-couve (pouca quantidade)
-folha de maquequé
-folha de gimboa
-folha de tartaruga
-folha de mussua/mosquito
-folha de coentros
-folha de galo
-folha de pega rato
-folha de otaji
-folha de agrião
-folha de micocó
-folha de ponto
-folha de mambléblé
-folha de olho de goiaba
-folha de olho de grão
-folha de libo da água
Pisar as folhas no pilão, aos bocadinhos de cada vez. Arranjar estas folhas todas pode não ser fácil, pelo que aconselham a ir para o mercado bem cedo de madrugada… Quanto às quantidades, ela recomenda comprar 15.000 dobras de couve e do resto das folhas comprar 5.000 dobras de cada…
Acrescentar também numa grande panela:
Maqueque (10.000), beringela (10.000), ossami, pau pimenta, quiabo (10.000), tomate, cebola, malagueta, peixe fumado, búzio do mar fumado, peixinho salgado, fruta-pão, azeite de palma, farinha de mandioca, caldo knorr, folha de mosquito. (5.000 dobras dos restantes) Também há quem ponha camarão, tartaruga fumada (!), tubarão fumado (!) e folha de ocá. Enquanto não põem macaco é muito bom…..
Peixe fumado a usar:
Andala, Atum/Fulu-Fulu, Mais Pombo, Voador – usar um bocado de cada.
Para engrossar:
Fruta-pão cozida com farinha de mandioca com o resto (pisar no pilão) e voltar a pôr na panela com temperos (malagueta e sal) para engrossar. Pôr mais água.
Tempo de preparação:
Duas horas já é suficiente mas normalmente o foro (o puro saotomense) deixa ficar a noite toda a cozer.
Para acompanhamento:
Arroz (1kg), fuba, farinha de mandioca (2 canecas) ou Angú.
Angú – banana pontada ou crua esmagada no pilão. (20.000 dobras banana-pão pontada – 7 UND)

Tivemos um serão muito interessante, muito cultural, em casa da Jessica com um grupo de senhoritas mais um senhor para saber estas ricas informações sobre o calulu… O senhor que estava presente na sala disse-nos que quem provava o calulu não ia querer voltar mais para casa, que ficaria para sempre com uma enorme saudade de São Tomé e teria de voltar… Eu já tinha provado o calulu da mãe da Jessica…”Isso foi o que me aconteceu”, disse eu…
Em relação à Ilha do Príncipe falaram da saudade que provoca a cabeça do papagaio (se é verdade ou não, teremos de descobrir um dia…)

3 comentários:

  1. muito bem amei a receita/ informação,
    e amei a iniciativa. obrigada

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que gostaste ! Só de reler a receita da-me uma grande saudade :) estarei para sempre enfeitiçada por São Tomé :)

    ResponderEliminar