quinta-feira, 18 de novembro de 2010

10/11/10
Berrei de noite. Acordei com o coração aos saltos. Sonhei que 1 espírito estava dentro de mim e eu não me conseguia mexer. A Rita acordou e veio bater à porta e eu fiquei a pensar que era o espírito. Assustador… O Neves também acordou com o meu grito. Queixaram-se muito, pensando que alguma coisa grave tinha acontecido. Depois do pequeno-almoço como tinha dormido mal, fui fazer uma sesta. O resto da manhã estivemos a preparar documentos para as aulas e na internet em pesquisas. O almoço de esparguete com fulu-fulu (atum) estava bem saboroso apesar do pouco peixe que tínhamos no prato. Na parte da tarde estivemos a preparar o salão para a recepção do grupo de turistas que vinham cá lanchar. Muita limpeza, preparação e decoração da mesa, decoração da sala de venda de artesanato e preparação de uma mesa com uma gamela com coisas típicas de São Tomé: a folha da fruta-pão, o cacau, mangas, cajamangas, maracujás e cocos.
Por volta das 16h30 chegaram os clientes. No inicio os alunos não sabiam muito bem o que fazer ou onde estar mas depois lá foram até à sala de artesanato trabalhar um pouco e tudo decorreu com toda a normalidade. Foi um convívio muito animado com a degustação do famoso doce de coco e a prova do sumo de tamarinus e de maracujá e ainda visita pela escola. O grupo trouxe algum material escolar para a escola e os alunos ofereceram uma gamela com uma maquete do edifício incrustada e o logótipo da empresa deles. Muito bonita. Houve muitas fotografias e tanta venda de artesanato que a loja até ficou vazia. Literalmente.
À noite íamos ter 3 clientes para jantar que iam ficar alojados na escola, então tivemos que planear em cima da hora um jantar agradável de acordo com as possibilidades do momento – omolete de folha micocó como entrada, arroz de cenoura com polvo e como sobremesa doce de mamão verde, que por acaso é uma delícia. Os turistas, um casal e um senhor jantaram ao mesmo tempo que nós e eram muito simpáticos. Ofereceram-nos uma cerveja a cada. O senhor apresentou-se como mágico e fez uns truques de magia… Bastante bem treinados que estavam. Os alunos entusiasmaram-se e começaram a contar anedotas e adivinhas. Aqui vai uma – Qual é a coisa que entra verde e sai preta?? É a fruta-pão quando vai ser assada! Hehehe. No final do jantar estávamos exaustas, seguimos logo para os quartos…

Sem comentários:

Enviar um comentário