quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

07/12/2010
É dia de ir para a escola. Não sei bem porque insistimos em fazer sistematicamente a viagem para depois pouco ou nada fazer. Todos os planos foram por água abaixo. Já não dá vontade de lutar para ajudar estas pessoas que não querem ser ajudadas. Quanto menos têm, menos querem ter. É esta a sensação que me dá. Marcamos uma formação para se fazerem compotas e vender-se aos turistas e ninguém apareceu! É díficil trabalhar com este povo.
A mentalidade destes jovens assusta-me, parecem uns “velhos” na maneira de pensar. E ainda assim, existem muitos “velhos” mais à frente do que eles. Não sei se me estou a fazer entender. Tenho medo que este país e estas mentalidades nunca vão mudar. Com 14 anos, ainda acham que as mulheres não têm os mesmo direitos que os homens, que a mulher é feita para estar em casa a fazer trabalhos domésticos e que se ela não o fizer deve-se reeducar dando lhe porrada. Fiquei bem desanimada com este tipo de conversa.
Outra coisa que me chateou imenso foi a direcção da escola ter decidido que a escola não iria fechar durante as festas, obrigando os alunos a passar cá as festas no caso de aparecerem turistas. Os alunos nada disseram contra isso, aceitando assim a decisão tomada. Nem sequer sabem reivindicar os seus direitos como alunos. Que falta de coragem!
Nada podemos fazer relativamente a isso! Que dia!
A.

3 comentários:

  1. Ola,
    Por favor não desanimam. Esteve a ler o teu blog ha um tempo ja, e vejo o teu discurso cada vez mais pessimista em relação à escola e à comunidade de Diogo Vaz em geral. Não generalizam os acontecimentos que testemunham à toda a sociedade santomense, pois senão correm o risco de sair do pais com uma ideia errada daquilo que é realmente. Em São Tomé, as coisas andam muito devagar e existe muita resistência à mudança por parte da populaçãopor varias razões, e isto é ainda mais frustrante quando trata-se de pessoas que têm a sorte de beneficiar duma oportunidade para melhorar o seu destino...
    Por favor, não desanimam. Qualquer que sejam os resultados obtidos por vossos esforços, ja valem muito mais do que não ter feito nada.
    Coragem, e parabens por este blog. Como disse vos outro dia, gostariamos de ter mais informação da vossa parte acerca da escola, e da vossa contribuição como voluntarias. Não hesitem em ligar-nos quando estiverm na cidade. O Gustavo tem o nosso numero.
    Bastien+Claudia

    ResponderEliminar
  2. Margarida..e Alexandra..
    não desanimem mesmo!!!
    Acredito que as mentalidades vão mudar, mas tudo terá o seu tempo!!!!
    "Ser Educador e Professor" é complicado...ninguém dá o verdadeiro valor!Mas, não se desiste!
    Um bocadinho que façam, como alguém diz, já é muito!!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. obrigada pelas palavras e nao se preocupem! nós adoramos este país maravilhoso! e a esperança é a última a morrer! ass. margarida

    ResponderEliminar