quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Birthday in São Tomé

O dia começou à meia-noite no Café Companhia na companhia da Alex e de mais uns amigos… As minhas irmãs mandaram-me mensagens mt queridas e fiquei super contente… Depois aconteceu algo muito engraçado…Andávamos a pedir há muitos meses ao Haylton Dias (músico são tomense que sempre canta playback e músicas conhecidas) para cantar alguma das músicas dele que nós gostávamos… Era noite de ele cantar ao vivo, então a meio da noite ouve-se ao microfone….”Alixandraaa…..Marrgaridaaa” LOOOOL Lá fomos nós lá para dentro ao rubro…Foi de rir… Pouco depois arranjámos uma boleiazinha e fomos para casa…
Acordámos cedo com o telefonema de uma amiga as 6h30 da manha (já pensam que nós acordamos as 4h30) e pouco depois com um telefonema desagradável… Depois do típico pequeno-almoço, estivemos a tratar do Trivial e depois num passeio para ir comprar água andei a apanhar umas garrafitas espalhadas pela rua… Ao final da manhã a Gina trançou-me a parte de cima do cabelo (supostamente eu não posso trançar cabelo porque segundo a cabeleireira a que fui em Portugal, se fizer vou ficar careca…)e depois tive uma visita muito boaaa…. A Alex ofereceu-me o almoço num sítio um pouco mais chique..ou pelo menos um pouco maior e mais caro, Filomar. Comemos mt bem: entradas pãozinho com manteiga e molho de salsa, peixe barracuda e pardo com banana frita, couve, cenoura e batata cozida…acompanhados por uma caneca, sim uma caneca bem grande de sumo natural de mistura de papaia, banana, manga… Digamos que bebemos três copos bem cheios cada uma… Pagamos 10 euros cada, por isso foi um luxo para a nossa carteira..já não estávamos habituadas a pagar tanto..pois em dobras parece muito – 250 000dobras cada.
No caminho para casa tiramos umas fotos ao caixote do lixo, porque estava cheio de lixo à volta (para variar) e uma miúda que estava numa daquelas lojas começa a dizer: “ Branca até tira foto a Jojó” e eu respondi, explicando que o jojó estava ali mas o lixo no chão, ao que a miúda me responde que em São Tomé “não há lixo no chão” …. Eu questiono-me sobre o que será lixo para ela?!
Fomos até ao mercado num táxi no qual tivemos uma pequena discussão com o taxista porque eles cá em São Tomé enchem um carro de 5 pessoas com 6…Se não enche as 6 pessoas não anda… De rir… Bom, comprámos coisas para a minha festa – peixe, malagueta, alho, carvão, vinho e sumos. Tirámos fotos com alguns vendedores que já nos conhecem, o que é bom, porque no mercado normalmente ninguém deixa tirar fotos…Costumam ficar simplesmente furiosos. Também houve uma senhora que disse que não queria mesmo, para tirar só à banca e outro senhor que teve o tempo todo a tapar a cara, cheio de vergonha… Tão querido…
Para variar ouvimos muitas bocas a chamarem por nós…“brancasss” ao que agora nós respondemos “Branca é a tua bisavó…”, o que vendo pela perspectiva histórica até pode ser verdade… Normalmente matam-se a rir ao ouvir isto… As crianças no bairro também chamam muito “brancaa”, então como estou farta vou ter com elas e digo para não me chamarem mais branca que eu lhes digo o meu nome…ficam a repetir o meu nome no ar…Hoje uma míuda disse-me que eu tinha um nome muito bonito…Hehehe
Preparação do peixe – Gina. Preparação da fruta-pão – eu. Queria ajudar a Gina a escamar o peixe, mas ela pensa que ainda sou uma criança e não me deixou argumentando que me ia cortar muito… Pus o carvão, petróleo, fósforos e voilá J Lá está a fruta a assar, ficando bem preta… Assa-se com casca, só no fim quando está bem assada é que se descasca e corta-se às fatias tipo meloa… Hummm como eu gosto de fruta-pãoé… Entretanto vou recebendo muitos telefonemas de Portugal, família e amigos J A Gina faltou às aulas para ficar a arranjar tudo para a festa, foi uma querida!
A festa foi boa. Foi engraçado. Mais do género festa comunitária. Toda a gente do bairro foi avisada pelas tias da Gina, então eu estava na mesa e em vez de aparecerem os meus convidados apareciam pessoas que eu nem sequer conhecia… virava-me para a Alex e perguntava se ela os conhecia e matávamo-nos as 2 a rir… Mas só importa quem veio, por isso não fiquei triste. Já estou habituada com os sãotomenses, são mesmo assim. Ou não dizem nada e não aparecem, ou dizem que aparecem ou que estão a chegar a 1 sítio e depois demoram horas e horas a dizer alguma coisa…. É cultural…
Cada uma das tias fez comida, a Edna tb trouxe arroz e nós tb cozinhámos…Estava td uma delícia…Ofereceram-me 1 pulseira e 2 totos com uma flor cada, 1 porta-chaves de madeira com 1 pássaro endémico cá de São Tomé. Bonito. Também me ofereceram uns brincos muito lindos, parecem mexilhões mas é um material de cá…A irmã da Gina, Edna trouxe espumante que bebemos no final e um amigo uma garrafa de vinho tinto. Eu ofereci a mim própria vinho do Porto….heheh tinha trazido do aeroporto…Havia música no Sobi-Só… Não foi possível nem ir à Africana nem à praia mas foi mt bom…fomo-nos deitar por volta das 5 h da madrugada mas depois ouvi um carro a chegar e fui lá fora ver e eram as primas da Gina, vinham da Africana, tudo a cantar e dançar Bulawé, juntei-me ao grupo e mais uma Nacional…de pijama. Eheh “é Mama…até búzio dá beijinho…”
Uma festa para recordar…

Sem comentários:

Enviar um comentário