segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

8/2/11

Bom dia,
Hoje tive um dia normal, com uma ida à net e o resto foi passado em casa..
Vou partilhar algumas informações sobre as tradições de São Tomé:


Povô iá Quitembú

"Quitembu é um trabalho em conjunto. Por exemplo, nós somos três ou quatro vizinhos, damo-nos muito bem. Tenho o meu campo, o meu trabalho, construção de uma casa, ou amanhos culturais num determinado terreno ou qualquer coisa parecida. Eu, sozinho, para fazer, leva tempo, dificulta-me... Então criou-se essa forma de quitembu. Eu tenho o meu trabalho: vou ter com o João, o Afonso, o Guilherme e vão todos comigo para o meu trabalho. Todo o mundo virá para o meu trabalho. Se for num domingo, nós somos capazes de o concluir. Então, no outro domingo, iremos para o trabalho de outro amigo, por exemplo do João. Normalmente esse trabalho é feito nos dias de descanso. ... Faz-se muita comida: calulu, nao pode faltar, banana da terra, vinho de palma... Compra-se bebida, trabalha-se e pronto, depois alegremente cada um vai para sua casa satisfeito, com a missão cumprida."

Povô iá quitembu
Sca meçe flá non mantxan
Bamu dêdê cu doçu món
punda é sá cua di téla nón

Sem comentários:

Enviar um comentário