quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

08 fev

Acordo bem cedinho e parto às 7h para a cidade para uma pequena missão. Eh eh…Fui no carro do pessoal com o Xandinho, um gajo bastante engraçado. Uma pessoa extremamente bem disposta e conversadora (passou o caminho todo a gozar com o pessoal) ...eh eh…ainda parámos no meio do caminho a apanhar umas madeiras que tinham cortado…estava um calor de loucos…conheci uma zona que se chama Azeitona, mas não sei o porquê desse nome até porque não há lá azeitonas. Chegados à cidade o Xandinho leva me directamente a casa da Sra. Olga e do Xéxe. Porque queria eu conhecer estas pessoas, perguntam vocês…bem o filho deles saiu do Príncipe há cerca de 12 anos rumo a Portugal para jogar futebol numa equipa. Entretanto foi gostando e foi ficando até que conheceu a Cláudia, a sua actual namorada, que, por incrível que pareça, mora a 7 km da minha casa e conheço-a desde o 5º ano. Como o mundo é pequeno, como costuma dizer a Cláudia! O Ny, namorado dela, já não vê a mãe desde que foi para Portugal e então ficou combinado eu ir lá filmá-la para ela dar algumas palavras ao seu filho. Assim fiz, estive na conversa com eles um bom bocado, eles foram-me contando a vida deles, eu falei de onde tinha conhecido a Cláudia e a conversa foi rolando. Eh eh…são pessoas bastante simples e simpáticas e já querem encher a minha mala cheia de coisas para entregar ao filho deles. O que acho normal…mas não podiiii…mas levarei tudo o que for do meu alcance. Lá gravamos o videozinho, tirei umas fotos e pimba…bora lá que ainda haviam outras missões para se concretizarem durante esta manhã. Fui até à praça, procurar um motoqueiro para ir à Santa Casa falar com o responsável porque a Nora me pediu para ver se arranjava alojamento para uns voluntários que virão ao Príncipe. Cheguei lá e só estavam duas senhoras, uma delas a responsável mas não a big boss. E não vão acreditar na coincidência, era a mãe das filhas do Pedro comandante do Ilhéu das Rolas. Eh eh…como eu estava cheia de fome perguntei onde poderia comer um pãozinho com manteiga e ela ofereceu-me logo um…eh eh…o espaço é agradável mas estava vazio porque o transporte dos idosos que vão lá passar o dia tinha avariado…eh eh…quando estava a comer o meu pãozinho, apareceu me mais uma senhora que era nem mais nem menos que a irmã do Pedro e cozinheira da Sta Casa. Ainda estive um cadinho na conversa com as senhoras que estavam a cozinhar uma caldeiradinha de peixe…huum…estava com um aspecto delicioso mas eu não poderia ficar, ainda queria comprar umas coisas para mim para levar po Bom Bom. Fui caminhando pela cidade e sempre que encontrava uma pessoa perguntava onde poderia eu comprar doce de coco. É diferente do de SãoTomé e bem saboroso, mas não havia em lado nenhum. Passei no tasco da Lena, uma amiga da Ilka que conheci há uns dias atrás sópara cumprimentar e acabei por ficar a conversar com ela. Também ela estava ocupada com o almoço para os clientes. Fiquei com uma pena de não poder ficar a almoçar mas o dever do trabalho chamava-me. Ela estava a preparar um estufado de polvo com arroz e banana cozida. Estava mesmo calor, eu estava a sentir os meus ombros a arder. Rumei de novo para o centro, fui a um mini mercado e encontrei um das filhas do Pedro…eh eh…a família dele está em alta…eh eh…depois fui à CST e voltei a andar à procura do doce de coco mas a senhora que o fazia nem estava em casa. Triste parei em frente a cst onde tinha ficado combinado o Xandinho me vir buscar e vi uma senhora a vender um doce na rua. Um senhor disse me o nome mas não me recordo. Bem bom…eh eh…já que não havia o que eu queria…enquanto eu esperava, passou um senhor de bicicleta e perguntou-me como estava a saúde e a família, mas logo se apercebeu que me estava a confundir com outra portuguesa que tinha cá estado a dar aulas…eh eh…finalmente a minha boleia chegou…de mota…era mesmo o que eu precisava, sentir o ar fresquinho e puro…chegados a Santa Rita (uma roça abandonada situada a 10 minutos do resort) ele perguntou-me se eu não queria conduzir a mota (eu tinha comentado que queria tirar a carta)… No inicio tive um pouco de receio e disse que não mas ele lá insistiu e eu bora lá…eh eh…foi uma experiência espectacular…eh eh…mas ela era bem pesada, eu estava sempre aos zigue-zagues! O Xandinho é um óptimo professor e já me disse que quando eu quiser que me dá mais umas aulinhas…giro giro foi quando eu já estava mais descontraída e aparece me uma vaca no meio do caminho…ai ai…medoooooooooo…mas ele tranquilizou-me logo…quando chegamos ao Bom Bom o Feliciano (segurança) ficou a olhar para mim…eh eh…aqui eles acham todos que eu sou uma grande maluca…eu gosto é de aceitar desafios e sorrir e rir mesmo quando me apetece chorar…e não há um dia em que não elogiem essa minha maneira de ser aqui no Bom Bom e me pedem para eu ficar mais tempo…e eu também começo a gostar deles e acho que vou sentir a falta deles…afinal agora são a minha família…bem antes de ir trabalhar ainda fui ao restaurante para beber o café matinal que ainda não tinha bebido…e acabei por lá ficar bastante tempo com a minha equipa maravilha na conversa e a prender uns truques de magiaaaa…eh eh…diverti-me imenso…e eles acham que eu sou mesmo totó e que não ia perceber os truques deles…opaaaaaaaaaa…quanto ao resto do meu dia passou-se com normalidade…tirando um episódio bem frustrante…quando eu estava a regressar do jantar apanhei os clientes que tinham ido para a reunião com o Governo e um deles pediu-me por favor para ir com ele à recepção porque ele se tinha esquecido de algo bastante importante. Eu disse que sim, mas antes ele foi jantar e ficou combinado ele bater à porta do meu quarto assim que voltasse…assim o fez mas como ele se tinha demorado mais do que eu estava à espera eu já estava com a camisola do meu pijama e uns calções. Então assim fui até à recepção com ele…quando lá chego vejo o Mark, o next dono do Bom Bom, o primeiro africano a ir a lua, o criador de um programa qualquer…bem, nem queria acreditar…pedi desculpa por estar assim vestida mas parece que ele até achou graça à camisola do meu pijama, tendo comentado…eh eh…é um homem cheio de dinheiro, charmoso mas super acessível…pesquisem na net (Mark Shuttleworth)…eh eh…

A.

Sem comentários:

Enviar um comentário