sexta-feira, 27 de maio de 2011

Uma estória tradicional africana

Era uma vez um escorpião que queria atravessar um rio. A corrente, porém, parecia-lhe muito forte, as águas demasiado profundas e ele, desgraçadamente, não sabia nadar. Então, quando já desesperava, viu uma rã a tomar sol e perguntou-lhe se não podia colocá-lo a salvo na outra margem. A rã olhou-o desconfiada:

"Achas-me assim tão estúpida, senhor Escorpião? Uma vez nas minhas costas, estou certa, espetas-me o ferrão, e matas-me."

O escorpião negou com veemência:

"Pensa melhor, amiga rã, eu, sim, seria muito estúpido se te matasse. Morreria contigo."

A rã, embora reticente, deixou que o escorpião subisse para as suas costas e começou a nadar. Ia a meio do rio quando sentiu a picada.

"Porque fizeste isso?", perguntou, "morreremos os dois."

O escorpião nem sequer procurou desculpar-se.

"Assim será", disse: "foi mais forte do que eu. É a minha natureza."

em "O ano em que Zumbi tomou o Rio" de José Eduardo Agualusa

Sem comentários:

Enviar um comentário