sexta-feira, 13 de maio de 2011

Meus “últimos” dias em São Tomé

Depois de um fim-de-semana muito bem passado, no primeiro dia da semana invadiram-me sentimentos de muita saudade. Uma sensação de vazio apoderou-se de mim, assim que fiquei sozinha em casa. Estranhei a casa vazia… ver o quarto da Alex despido, não ouvir a voz dela nem das pessoas que um dia habitaram aquela casa comigo. A minha amiga, companheira, a quem chamo irmã, Gina, apareceu para me salvar da minha melancolia. Passámos bons momentos, revemos os velhos tempos no ilhéu e durante o meu estágio no Pestana. O Clemente, grande amigo, também me acompanhou nos meus passeios e desejos, como foi o caso do almoço na casa da D. Paula. Não podia passar pela cidade e não ir lá comer. A minha comadre, como ela me chama também, estava a assar o típico delicioso búzio do mar, vários chocos e lulas que comemos acompanhados por fruta-pão assada. Foi pena não ser dia da adorada banana pão pontada assada que delicia qualquer pessoa com o bom gosto apurado. Aproveitei para passar por Trás da Cadeia e visitar as minhas amigas Edna e Milita.
Como não poderia deixar de ser fui à praia assim que pude. Fiquei com pena de não ter conseguido ir a uma das minhas praias favoritas que é a praia Governador. Tive de recorrer a praias mais próximas como a praia Emília e a Micoló, o que já soube tão bem. Fui com o Clemente e a Gina para Micolo. Fomos para a praia, foi bem divertido. O mar estava com cores divinais, verde e azul, transparente. A temperatura boa. O sol estava quente e queimava a pele. A sensação é maravilhosa ao boiar naquelas águas salgadas com o sol a bater-me no corpo, olhar o ilhéu das Cabras ao longe e do outro lado o monte onde está a igreja de Micoló. São estas pequenas sensações que preenchem-me o coração e enchem-me o olhar. Fomos almoçar a um barzinho onde a senhora fez arroz com peixinho. Bem, fiquei toda contente por finalmente provar qualquer coisa nova da terra. Peixinho é bom, é o coitado que vem nas redes dos pescadores. O pobre do peixito bebe era quase só olhos. O sabor estava bom pois também o prato estava bem condimentado. Havia uma senhora a vender búzio do mar ainda na concha, antes de ser tratado e cozinhado, ainda estavam vivos. Bem andámos em direcção ao mercado e fomos parando em cada bar para comer qualquer coisa. Fomos beber uma Sagres bem fresca a outro bazrzinho, depois ainda comemos pipocas e maçaroca de milho. Fui visitar a minha amiga Nina lá a casa dela que ia sair para tomar banho ao mar. Depois fomos apanhar carro. Fomos a casa e dps seguimos para a Praia Melão ver Gerry, Minerva e Gersilão, o filhote de 4meses dos dois. Estávamos todos com saudades uns dos outros. A Minerva fez guisado de feijão que estava uma maravilha que até a Gina repetiu! O bebe está bem fofinho, senta-se direitinho, não chora mt…Tirámos umas fotos todos, eu estava cheia de sono quase dormi no sofá enquanto os 3 viam a novela, são uns viciados... Fomos embora de mota e ainda apanhámos um acidente no caminho. Com sorte não havia feridos porque achei os carros um pouco machucados de mais.
Também fiz exercício, fui correr com a Gina, às 6h da manha! Ela não está habituada a correr mas ainda fomos 20 minutos sem parar... Gosto de correr em São Tomé, tem de se sair bem cedo e o sol ainda está a nascer e depois vamos sempre dar um mergulho no mar, o que refresca imenso apesar de a temperatura da água ser amena.
Toda a gente me anda a falar da solidão do Príncipe e a assustar-me mas não há-de ser nada, hei-de me habituar! Tudo está igual pois apenas passou um mês mas sinto mt o calor e a humidade!
Matei as saudades todas (das pessoas que me são mais queridas, da paisagem exuberante, de alguns dos sítios que mais gosto, do calulu, do búzio, do concon, da fruta-pao e banana pao e jaca, de ouvir bulaué pastellin ou sangazuza logo de manhãzinha a acordar..) mas sei que em breve voltarão de novo… A vida é mesmo assim, uma caixinha de surpresas, quando menos esperamos acontece alguma coisa que tudo muda. Há-que saber adaptar às mudanças apesar de não ser nada fácil, não!

Sem comentários:

Enviar um comentário